quinta-feira, 8 de março de 2012

 A Rússia enquanto não proteger o seu Tigre Siberiano, não der total liberdade e protecção social e jurídica aos Povos Naturais da Sibéria, enquanto não deixar em socego as florestas sagradas da Sibéria e transformar esse Pulmão da Natureza nun Reserva Natural Protegida, o Brasil Irmão enquanto não der trabalho. dignidade e salários justos a quem trabalha e anular de vez a marginalidade que sacode para debaixo do tapete, podem crer que o Pantanal e a Amazónia vão para os Quintos do Inferno (para os bolsos de Wall Street e/ou das chamadas Novas Economias Emergentes).
Pessoalmente penso que não há Religião nem Sistema Político que salvem o Planeta.

O SARÁ  VERDE

Seria interessante, inédito e estimulante assistirmos a dois fenómenos grandiosos: o primeiro era o desaparecimento da senil U. N. Já está ultrapassadíssima face às necessidades e problemas que hoje existem, não podemos chamar Organização das Nações Unidas se, dentro da mesma pocilga coabitam as duas Coreias, O Irão e Israel, ou o Afeganistão e a Santa Sé, por exemplo. Devia-se criar uma nova associação de estados que, nos seus estatutos contemplasse a expulsão, sem apelo, dos estados opressivos, dos desonestos e dos animados de espírito de beligerância (os chamados "estados dementes, ou "doentes", se o preferirem).Obviamente que teria de ser apelidada  de qualquer coisa como: Liga das Nações Amigas ou, simplesmente, Liga das Nações Democráticas já que a Democracia é o mais Natural dos Dirieitos da Humanidade.
O segundo fenómeno grandioso era o Projecto Fénix - uma União de Estados dispostos a, com o "know how" dos maiores sábios em Agronomia, Climatologia, Hidrologia - e por aí fora - reconverterem, numa primeira fase os desertos do Saará e da Namíbia em Vales Verdes, luxuriantes (forma literária de dizer "produtivo"). E se os Holandeses são peritos em conquistar terrao Mar do Norte (duvido que o continuem a ser, infelizmente), já os Israelitas são perfeitos no regadio de...areais.Todos juntos, em nome da Sobrevivência da Raça Humana, seria bonito ver, daqui a 50-100 anos os maiores ex-desertos da Mãe-Terra tranformados em savanas repletas de fauna, de aldeias tradicionais e de bandos de crianças a brincar nas margens dos rios ressuscitados. A Madrinha deste Sonha-Milagre seria a Rainha do Reino da Jordânia.
Professor Quinto Barcelos (918111995)

Sem comentários:

Enviar um comentário