terça-feira, 6 de março de 2012

Notícias da Lunda

Já vos disse no meu blogue Diamantesdalunda-bloguespot.com, que quando se passa, num espaço de 2 a 3 semanas, da cosmopolita Lisboa para a vastidão da LUNDA NORTE e, quando se trocam as montras e cafés do Chiado e do Rossio e da Rua Augusta pelos "muxitos" e pelas planícies onde um sol enorme se afunda num mar de ouro e sangue o choque mental perdurará por toda a Vida. Por isso compro a revista Africa e leio no Diário de Notícias, no Sol, na Visão, na Super Interessante, na Sábado, nos telejornais, nos debates televisivos TUDO o que se diz da minha Primeira Esposa, a Lunda. Trabalhar do Grande Museu Etnográfico do Dundo foi a honra maior que tive a seguir ao meu casamento com a belíssima professora de Latim e de Coimbra, Ema de Jesus Rodrigues, dfo nascimento da minha filha adorada, a Ema Gabriela (a nossa "Cuca"), da minha Licenciatura e pós-graduação em Coimbra e o meu Mestrado pela Universidade do Porto. Ou seja, viver na Lunda, trabalhar do nosso Museu do Dundo, conviver dia a dia, com o Sanjinje, o André Combóio e tantos irmãos que andavam comigo pelo mato como se todos fôssemos uma tura de estrudantes éstá para mim associado aos grandes momentos da vida deste modesto professor. Li, há poucos dias, com muita tristeza e com preocupação que "as condições actuais de trabalho" dos meus irmãos Lundas, Luenos e Quiôcos nas áreas diamantíferas são problemáticas. Não sei o grau de veracidade da notícia porque estou a milhares de quilómetros do Dundo, de Andrada, de Cassanguidi, do Lucapa, do Lóvua, do Camissombo, do Fucaúma mas, os trabalhadores da Lunda Norte já sofreram tanto com a exploração humana dos Portugueses da antiga Diasmang, depois com anos e anos duma guerra amaldiçoada por DEUS e por todos os Homens Justos que, os naturais da Lunda merecem ter Paz e serem Felizes. Confio que o Governo Legítimo de Angola que tanto tem feito por essa Terra Abençoada, que transformou um País em ruínas numa Terra de Promissão, confio piamente que tudo será esclarecido, se houver algum défice de justiça ou de humanidade ele será cancelado e TODA a Angola respirará tranquilidade e equidade. Será a melhor herança que os Governantes de hoje poderão deixar aos seus filhos e netos. Porque...quando o corpo arrefece, ao pobre e ao ministro, ao pescador e ao banqueiro, o dinheiro, e o poder, os trapos de roupa e as redes de pesca ficam sem o dono original. Môio ué! Professor José Quinto Barcelos 918111995

Sem comentários:

Enviar um comentário