quinta-feira, 8 de março de 2012

O DIA DA MULHER

Está um pôr do sol lindo mesmo à minha frente ao lado do Ipanema Hotel. Do meu 6º andar vejo o oceano a cobrir-se rapidamente de névoa. é o Dia ds Mulher, 8 de Maio, 5ª feira, 18:30. Na minha frente, mais abaixo, as duas pequenas torres onde se casou a Sofia de Mello Breyner, aqui, em Lordelo do Ouro.
"Tão frágil e tão poderosa / Que rosto lindo aquele / Que eu imaginava, escondido / saborear olhando-o entre o arvoredo / Hoje é uma núvem talvez / ou uma outra gaivota /que com aquela Gaivota-Ema que me amou e que partiu  / e que  voa em círculos na minha frente / sempre que abro a janela de manhã / e lhe peço perdão pelos pecados que pequei / Serão estes gritos das gaivotas /gritos de perdão ou de saudade?".

Partem sem se despedirem /rumo ao mar / em direcção aos farrapos vermelhos das núves solitárias / Vejo-as quase planar / parecem pedaços de almas / que um dia andaram connosco / as mãos dadas / e os olhos húmidos de presságios.

Fala-se da MULHER mas está por estar o TODO DA MULHER, como ~,Mãe, Filha, Moldadora da Geia, Deusa, Guerreira, Confessora das dores, das angústias, da solidão, das alegrias, das Noites de Natal, da Contadora de Lendas à luz e ao calor do fogo da lareira. A Mãe, o CORAÇÃO DA HUMANIDADE, o MILAGRE DA VIDA. Dentro de quem flutuamos durante 270 dias, como se fossemos pequenos peixes cdentro dum aquário? De quem é o sangue que nos alimenta e quem transferiu para nós o seu próprio sangue dissolvido nos nutrientes que o seu próprio organismo cria e injecta em nós dissolvido nos seus pensamentos, sonhos, tristezas, na sua própria inocência, na sua própria Força. A Mãe é a semente e a raíz e, quem insiste em considerar a Mulher como a serva, a escrava sexual, o ser inferior ao Homem, o "bicho" que deve caminhar calado e tapado como uma múmia viva, esse Homem, esses Governos, essas Reliões não existem aos olhos da Humanidade porque todos eles eles são dejectos, excrcências, defeitos de construção da própria Mãe Natureza, do Universo inteiro. Só uma Divindade Perfeita e um Homem justo se ajoelham diante duma Mulher digna e duma Mãe corajosa e lha beijam a orla do seu vestido. (21:20 - 14 de Março de 2012, 4ª feira).

(recordando Coimbra e a minha Universidade e a rua Particular A, 14 C-1º esq e o meu telefone 71337 e os pardais que me aguardavam como se eu fosse o seu pastor. Professor Quinto Barcelos, 918.111.995)

Sem comentários:

Enviar um comentário