quinta-feira, 26 de julho de 2012

MOSTEIRO DE SANTA CLARA (vila do Conde) A FALTA DE VERGONHA DOS GOVERNANTES


A minha empregada chegou a minha casa muito condoída.

- "Imagine o sr. dr. que deu na televisão que qauele mosteiro muito grande de Vila do Conde está a cair. Os ferros das janelas caiem na rua, o interior está um...matagal, os drogados já causaram um incêndio, o sr. Presidente já veio à televisão mas diz que ""não pode fazer nada porque o mosteiro esdtá entregue ao IPAR e o IPAR não intervém"". Realmente a D. Florinda estava sinceramente condoída.

Lembrei-me então duma Senhora "linda de morrer": a drª Assunção Esteves"- Não sei porquê, sinceramente. Aliás não há ainda controle para seleccionar a qualidade dos Pensamentos.

Lembrei-me dela e pensei:

          - Se eu fosse a drª  Assunção Esteves (podia, obviamente não ser tão bela) mas, sendo a Segunda Figura do Estado, que diabo...havia de ter algum poder dse acção, de intervenção, de opinião e, prestaria muita atenção À MINHA P´TRIA TÃO QUERIDA. AQh, isso podeis ter a certeza. Assunção Esteves que eu fosse e não deixava passar em claro o mínimo perigo para a minha Pátria.

Ora bem, será que a Segunda Figura do Estado, além de ter um rosto divinal, não será tão perspicaz quanto o necessário? Não estará mais atenta à ruína do País, muito mais atenta, do que às comprar "gourmet" para o restaurante de 7 estrelas da Assembleia onde "enfardam" os Robins dos Eucaliptais de Portugal?

Se eu fosse a Segunda Figura do Estado sempre que lesse uma notícia de desleixo, de incompetência, de falta de vergonha, de falta de pudor, de falta de patriotismo,m de mentalina suína -eu, se fosse, obviamente a Segunda Figura do Estado, pegava no telefone e desancava - não como lindíssima Presidente da Assembleia da República mas - como Patriota, Portugfuesa genuína, CIDADÃ DE CORPO INTEIRO. Batia o pé, aos fins de semana ia aos locais em ruína e fotografava, falava com a Primeira Figura do Estado e,  se a Primeiríssima Figura do Estado estivesse ocupada em calcular se mandaria para o Afeganistão 35 soldados ou 42, então iria ter com a Primeira Dama, a EWxma Senhora D. Maria        Cavaco Silva e pedia-lhe para vir comigo ver o País em ruínas. E ela, mesmo custando-lhe deixar sózinho o Esposo estão convicto que ela ia.

Pois é - custa-me ver a nossa PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PORTUGUESA não ter conhecimento da miséria vergonhosa em que se encontra o nosso  Património Histórico, a nossa Herança recebida dos nossos Antepassados.

Ai, ai, ai estimadíssima GIOCONDA PARLAMENTAR tão angélica e tão imobilizada. Choro por isso. Votos de umas férias exuberantes!

Sem comentários:

Enviar um comentário