quinta-feira, 28 de junho de 2012

ODISSEIA - 28 DE JUNHO DE 2012 - O QUE É ANGOLA?

Deixei Angola há 43 anos. É muito ano. Mas tenho lido e ouvido o Presidente várias vezes por ano ao longo destes 43 anos. E ouvi Ministros, Deputados, ouvi declarações dos Congressos do MPLA e ouvi as palavras douradas da Mota Engil, do meu Camarada Jorghe Coelho e do Soares da Costa e li muitos números da revista África. E só ouvi frases lindas, projetos de sonho, só ouvi afirmarem que Angola seria o Paraíso da África inteira! Mas agora, diante dos meus olhos, às 22:59 (hora de Lisboa) estou a ver no programa Odisseia a Luanda por dentro, os bairros limítrofes de barracas, os grandes imóveis mais antigos em ruínas, as crianças na rua a venderem o que podem, um telemóvel, uma balança de casa de banho, uma mulher imóvel com uma bacia de plástico a vender qualquer coisa frita e os professores da periferia a lamentarem a criminalidade que já surge em "putos" de 12, 13 anos que se agridem com garrafas partidas, a criminalidade - já dentro das próprias escolas- É isto que Inês Gonçalves filmou a nos mostrou. E como Amigo, Amigo verdadeiro, mesmo Amigo do Povo de Angola eu pergunto-me: "quem fala verdade"? "Quem mente"? Afinal qual é o verdadeiro rosto e o verdadeiro corpo desta Nação? Vai ser um País civilizado, próspero por igual, um ´País em que seja HONRADO O SANGUE DERRAMADO POR MAIS DE 30 ANOS DE GUERRA E PELO SACRIFÍCIO DE DUAS GERAÇÕES ou, vai seguir o "Destino dos Povos da África": miséria, mentira e malvadez? Recuso-me a acreditar que gente nascida boa se vá trasnformar num lodaçal de crime e de corrupção. Nunca uma Nação se construiu com as lágrimas das Mães e das Crianças. A maldição do Destino, ensina-nos a História, é inevitável. O Futuro das gerações não nunca foi feito de Bancos, Hóteis de luxo, Condomínios exclusivos.É feito de boas Escolas com um Ensino moderno; de Hospitais altamente qualificados e destinados`à população no seu todo; de Postos de Trabalho nas Indústrias, na Agro-Pecuária, nas Pequenas e Médias Indústrias e nas Pescas. Ligar as novas gerações à Terra, ao Mar e ao Ensino é construir UM FUTURO COM HONESTIDADE. Queridas Crianças de Angola que os Espíritos dos Muchitos e das Águas vos protejam. Eu amo-vos porque sinto na minha Alma as vossas tristezas e os vossos sonhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário