sábado, 16 de junho de 2012

Bilhete Postal 1 - A JERÓNIMO DE SOUSA

Estimado Secretário-Geral do Partido Comunista Português, é o Sr. Jerónimo de Sousa, provavelmente, o mais idosos S.G., em exercício efetivo. Daí que, por respeito pela sua idade e pelos muitos anos de trabalho inicio a minha "coleção de postais" por si. Tenho acompanhado - diariamente, note-se -a sua atividade (é uma chatice este Acordo Ortográfico!). Através da imprensa escrita e televisiva. A rádio é apenas para ouvir música clássica e Enya por quem sinto uma "fixação" mezzo-inteletual. Escrevo-lhe porque, em minha modesta opinião o PCP está já aesgotar-se numa estratégia parlamentar e de rua do género VIRA O DISCO E TOCA O MESMO. Não pense que estou a fazer humor. É precisamente isto que pensa um cidadão já avô, com todos os impostos em dia, com um Bacharelato pela U de Coimbra, uma Licenciatura pela U. de Coimbra, uma pós-graduação pela U. de Coimbra e um Mestrado pela U. do Porto com a classificação do Júri de Muito Bom. São, meu conceituado Amigo, 11 (onze) anos de aulas, investigação e seminários dentro dos muros das duas Faculdades de Letras. 1. - não vejo a sua boca abrir-se para denunciar O ASSASSÍNIO DIÁRIO DE MULHERES (suas concidadãs, quiçá algumas até suas eleitoras); 2. - n~ºao vislumbro ver abrir-se a sua boca e saírem frases de repúdio pela onda exponencial de criminalidade que varre a sua Nação (aceita este termo, penso eu)e que já fugiu ao controlo das Forças Policiais e da senil Justiça; 3. - não o ouço a exigir apoio imediato aos jovens empresários e às pequenas e médias empresas (as geridas com responsabilidade; 4. - Não o vi indignar-se contra a selvajaria dos adolescentes sem família e sem controle que transformaram as escolas em "antros" de obscenidades, de agressões, de vandalismo - as escolas são hoje (salvo raras exceções (como a minha) "tubos de ensaio" para a violência e a marginalidade que conduziu o País à perda da sua Segurança, de parte da sua Soberania e o vai conduzir a tornar-se NUM PERIGO CONCRETO PARA A SEGURANÇA CIVIL DE TODA A UNIÃO EUROPEIA. 5. - Não o vi clamar (não diirei enfurecido mas pelo menos irado) contra o RESTAURANTE SUPER LUXUOSO DA VOSSA ASSEMBLEIA DE REPÚBLICA. (Já estou a imaginar o meu Prezado Amigo a deglutir, "com os olhos em alvo" um peito de lebre, uns rojões de porco preto, umas taças de Pêra Manca, porque não uma garrafa de Rotschild seguido de um Scotch Ballantine´s. E para finalizar um cadfézinho arábico). Lá fora, na Avenida da Liberdade, a Classe Trabalhadora berra a plenos pulmões: "A LUTA CONTINUA". 6. - Finalmente não o vejo a apresentar uma proposta de lei, transparente e corajosa, uma proposta "de homem" para que, face à tal gravíssima crise do neocapitalismo o número de Deputados seja reduzido para 150 e cada um pague do seu bolso o preço justo das almoçaradas parlamentares. E por hoje é tudo. Desejo-lhe um fim de semana pleno de ação e aproveito o ensejo para enviar um forte e amigo abraço ao meu antigo condiscípulo Carlos Carvalhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário