sábado, 16 de junho de 2012

THE DAY AFTER ou O DIA SEGUINTE

Quem ama trabalha para que nunca falte o sustento honrado. Amar de verdade não é ficar "cego pelo amor". Quem ama de verdade um amor sério é sempre cauteloso/a porque a prudência garante a longevidade do amor- Proteger o que é seu "de raíz" e "de Direito" não é ser desconfiado ou amor com menos verdade. Acautelar o que é seu é um ato de prudência para um "imprevisto do destino". Se uma das partes ficar desprotegida a outra pode apoiar a metade em perigo - se essa metade por merecedora. Proteger por pena e não por mérito é abrir a porta a uma dupla miséria: à do/a benfeitor/a e a do/a dependente. A Vida é feita de Partilha, de Ternura e de Honra. SABEM O QUE É A HONRA? É o cofre onde o Amor e a Fidelidade estão guardados ao longo da vida inteira duma União. Se eu respeitei o Sentimento da Honra? - Na vida sentimental fui como S. Pedro: não retribui por igual o Amor que recebi. Como na Vida tudo tem um preço e - quem erra por irresponsabilidade e não por maldade mais cedo ou mais tarde mergulha no poço do arrependimento, honestamente vos digo: é um poço fundo e imensamente escuro! - Mas aceito de boa vontade a punição que Linha da Vida entendeu atribuir-me. Aliás a Vida é tão lesta! "Hoje é segunda, no dia seguinteb já é sexta feira"! Daí que, quase sem o notarmos estamos parados em frente à Grande Muralha, ao Imenso Precipício, ou ao Espaço sem Limites (ainda conhecidos, note-se). Daí que, com Bugattis ou Lamborghinis, com Jaguares ou Mercedes 500 todos vamos, "Cantando e Rindo levados para a Solução Final. Vejo o mar do meu 6º andar e as gaivotas, que já são minhas vizinhas e, quando abro as grandes janelas quase roçam pelos vidros, andam a cirandar porque me vêm a respirar o ar salgadoe que a chuva da madrugada tornou mais húmido e mais repleto de vida. "A Vida é tão linda!" exclamava a Ema quando ambos íamos até à beira mar. O Mar continua no mesmo sítio. Eu vou mudando, ao sabor da Linha da Vida. Um bom fim de semana para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário