sábado, 12 de maio de 2012

UM SÁBADO FEITO DE GAIVOTAS E SOL

Há dias perguntei a uma antiga colega de Inglês se me ajudava a redigir uma carta p'ara a Sotheby's de Londres, para obter informações sobre um impresssionista françês que adquiri.  Respondeu-me: "arranjei un namorado maravilhoso no meu prédio"!...

"Pelo absurdo e infantilidade" dessa informação que nada tinha a ver com uma carta em Inglês senti, como Português e Professor, pena que em Portugal uma Licenciatura não tenha sido capaz de abrir um cérebro e nele injectar luz e maturidade. Mas há quem confunda o "ser Professor" com um salário seguro. É a vida.

Quem andou pelo mato de Angola, nos anos 60, nada o surpreende exceto se Cristo descesse em carne e osso numa núvem de luz; segundo porque há anos atrás, desde a loucura dos anos 90,  eu sempre afirmei aos meus alunos: "ainda vamos bater no fundo porque 80% deste povo é básico, é parolo, não tem ambições; está sempre de mão estendida a pedir esmolas e de boca aberta à espera que o dinheiro lhe caia do céu, dentro da boca.

Respondiam os jovens: - "Ó professor, não exagere1"
E cá estamos, na cave da Europa.

Atravessemos agora  o Atlântico. Manuel Vicente, o engenheiro angolano ex CEO da Sonangol e actual ministro do Gabinete do Presidente engenheiro José Eduardo dos Santos declarou que:
 
- "o investimento angolano em Portugal deixou de ser prioritário para os investidores angolanos".-

Oxalá que os Irmãos Angolanos, desde 1449, mantenham intacta a sua amizade por nós e nos ajudem a emergir deste caos. Os verdadeiros Amigos são os que ajudam nos momentos de angústia e de fraqueza. Oxalá Manuel Vicente tenha noityes gtranquilas de sono e acorde com Portugal na Alma-.

 Sentí-me triste por dois motivos: em primeiro lugar porque a nossa classe empresarial e os nossos governos não são, em 2011/12 os  homens de coluna vertebral rija e de testículos negros" que a Nação precisa. São básicos, palradores e aduladores. Veja-se  há quantos anos nos arrastamos no limiar da pobreza e da mediania médio baixa. Acima da Segurança do Povo e do Amor à nossa Terra,  há a Ganância e a Soberba de dois grupos que se misturam, se abraçam, se associam. Vocês sabem qiuem são.

Hoje esteve um dia luminoso, o Oceano, esse Inimigo Final que nos irá absorver lentamente - hoje estava lindo, sereno, como diziam os Antigos: "um mar de prata". O pôr do sol é de um vermelho intenso. Amanhã vai estar um belo domingo embore o sol nos despeje raios ultra-violeta em quantidades industriais. Bandos de gaivotas passam em frente à minha janela do 6º andar. Já nos conhecemos. Eu chamava à minha Mulher Ema-Gaivota- Quem sabe se ela é uma das que rasam a minha janela com gransdes asas brancas. Em frente aos meus olhos há um mar quase adormecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário