quarta-feira, 25 de setembro de 2013

DILMA ROUSSEFF & ANDRÉ COMBÓIO, UM TSHKWOÉ DA LUNDA NORTE - ANGOLA


  1)  Regressei de arrumar um andar que tenho para arrendar. Montes de tralha, desde de garrafas de vidro martelado e cristal, discos de vinil, açucareiros, chávenas, mantas e panos de cozinha, talheres, pratos e copos, tachos, panelas e fritadeiras, livros aos montes - porque na minha juventude e mais tarde na minha profissão de professor e orientador pedagógico havia que comprar e ler, ler e comprar. Encontrei montes de fotos, todas elas de um "tempo antigo" em que sendo novo - era uma nau que no Oceano da Vida velejava sozinho porque a maioria qwue me rodeava era um monte de cabrões sempre à espera que o parceiro do lado caísse por umas escadas abaixo.

2)   Num monte de fotografias encontrei uma do André Combóio. Querido AMIGO que comigo compartilhou  caminhadas pelas picadas das "tchanas" da Lunda Norte, sempre cordial, sempre atento a que eu não errasse, lado a lado com o Sanjinje como se nós os três fôssemos irmãos ao longo de toda uma vida. Na foto, André Combóio, alto e magro estava sentado num pequeno banquinho dos que se usam nas aldeias tradicionais, forrasdo a pele de cabra ou de gazela, com um chapéu "europeu" na cabeça.

3)     Quedei-me a olhá-lo como se o quisesse extrair da fotografia e sentá-lo ao meu lado oi - comno seu eu desejasse tanto mergulhar na fotografia e retornar à Lunda sentado ao seu lado.

                      OS PODEROSOS DESTE MUNDO NÃO TÊM ALMA PARA TEREM ESTES    
                       DESEJOS. É GENTE FRACA, DE CARNE FLÁCIDA E MENTE APODRECIDA.


4)     Lembrei-me então de Dilma Rousseff na ONU no princípio desta semana, talvez na 2ª feira. A Dona falou e, falou de cátedra, como se dizia na Universidade de Coimbra nos idos anos 30 ou 40, talvez antes - talvez no tempo do Eça ou do Antero. A Dona não alertou a Comunidade Internacional, nem os Presidentes, nem os Ministros presentes para o genocídio] das populaçoes amerindias que diariamente sao atacadas por capangas a soldo de pessoal importante interessado directamente na extracao das riquezas que sao, de jure, do Brasileiro de raiz, as diversas tribos de amerindios milenares. A Dona nao abordou a miserável miséria que alastra desde o século XVIII por todo o espaço geográfico brasileiro }a excepção, talvez, do Estado de Santa Catarina . Também]em não abordou a criminalidade descontrolada nem corrupção com o freio nos dentes. Dilma afiou o verbo para atacar a NSA americana, para acusar abertamente os Estados Unidos da América de ingerência abusiva nos assuntos internos duma na;\ao amiga. Ala tem toda a razão, a América agiu infantilmente ao querer devassar a vida alheia servindo/se das novas tecnologias que no Sillicon Valley e em lugares quejandos vao sendo inventadas e de imediato aplicadas na pratica.

5)   Lembreime desse querido Amigo esquecido numa pequena aldeia de colmo rodeado de mato e
sem nenhum  conforto nem garantia duma velhice vivida em paz.

O que haverá de comum entre ambos para ambos conheceram o amargo da opressão. Enquanto Andre Comboio aceitava plenamente o seu dia a dia sem orações, sem  jejuns sem amigos, Dilma Rousseff entrava no final do espectaculo convencido que o  Brasil seria a porta do Paraiso para todos os males, uma miniatura para  se edificar na Europa, talvez, a replica da bagunca afro/sul/ americana que nao garante a gente prudente nem socego nem futuro. Uma Dilma ofendida que nada adiantou ao cerne do problema e perpetua, agora trajada de mulher, o Brasil dos coroneis, senhores feudais do s]eculo XXI escondidos atras das muralhas da informatica e membros distintos da globaliza;\ao da Economia / que e como quem diz, que se lixe o Planeta, os Indios e os Pobres QUE OS NOSSOS LUCROS NASCAM SEJA EM QUE BARRIGA FOR.

Moral da dissertacao OS HOMENS SAO TODOS IGUAIS E OS POBRES VAO SER OS SOLDADOS DA TERCEIRA GUERRA MUNDIAL.

Nota *o computador esta a provocar erros de escrita.







Sem comentários:

Enviar um comentário