sábado, 15 de junho de 2013

O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NO TRIBUNAL INTERNACIONAL DOS DIREITOS DO HOMEM


OS PROFESSORES PORTUGUESES DEVIAM CRIAR, POR DISTRITOS, "ASSOCIAÇÕES SÓCIO PROFISSIONAIS" - COMO A ASSOCIAÇÃO DE TRABALHADORES DA AUTO EUROPA DIRIGIDA POR ESSE OPERÁRIO DE EXCELÊNCIA QUE É ANTÓNIO CHÓRA.

OS PROFESSORES PORTUGUESES "NÃO TÊM VISTO" A SUA VIDA PROFISSIONAL E FAMILIAR MELHORADA POR UMA ACÇÃO INTELIGENTE E FORTE DOS MÚLTIPLOS SINDICATOS-

   1 - No início, imediatamente  a seguir ao 25 de Abril havia 2 (dois) Sindicatos de Professores.Pertencemos à Direcção de um deles mas, sem aceitar deixar de cumprir diariamente o meu horário completo de aulas. Era dirigente sindical mas, NOS MEUS TEMPOS LIVRES.

2 . Hoje há uns 8 (oito)  ou 10 (dez), pelo menos...

3-  Quase 40 (quarenta) anos depois de nascerem os  Sindicatos de Professores. O QUE PROMETIAM? Precisamente o mesmo que os Políticos: a) lutar pelo bem estar da Classe; b) garantir-lhes uma vida melhor; c) dignificar a Pessoa do Professor, perante o Ministério e perante a Sociedade.

Com o abandalhamento oficial da permissão para serem abertos  inúmeros estabelecimentos privados de "Ensino Superior" e a criação de um número espantoso de diferentes "cursos universitários" (centenas!,de cursos diferentes) desde Marketing, Relações Internacionais, Gestão de Trânsito....um "fartar vilanagem"- Assim, o número de raparigas e rapazes "licenciados" que começaram a concorrer para serem Professores do Ensino Oficial aumentou de forma incontrolável. De referir que em alguns "estabelecimentos" pós 25 de Abril, para se garantir uma boa clientela, as notas finais de cursos passaram a ser muito superiores às classificações finais dos estabelecimentos oficiais. Daí que, em concursos nacionais, esta rapaziada "formada" pelos Ensino Superior Privado (salvo as excepções que todo o País conhece) passavam, com a maior das facilidades,à frente dos candidatos saídos da Universidade do Minho, católica, Clássica de Lisboa, Universidades do Porto, Coimbra e Aveiro. Com uma maior oferta, o Ministério da Educação, como qualquer patrão dos romances de Charles Dickens começou a "apertar o cinto".

Por outro lado, os biliões de Euros que a União Europeia mandou para os Governos de Portugal em vez de serem aplicados para que se formassem em Portugal - GERAÇÕES DE PROFISSIONAIS EXTREMAMENTE BEM PREPARADA, GERAÇÕES QUE RIVALIZASSEM, DE IGUAL PARA IGUAL,  COM AS JAPONESAS, ALEMÃS OU ISRAELITAS, por exemplo, esses biliões foram desbaratados em subsídios a ... Escolas "Profissionais" de Cabeleireiros, Manicuras, Cursos de Culinária, todo "um nunca mais acabar de tachos a amigos, a famílias inteiras de "Chicos espertos"
que, como no Porto Capital Europeia da Cultura e noutros grandes eventos limparam, com"derrapagens" orçamentais monstruosas os dinheiros QUE PODIAM TER TRANSFORMADO E CREDIBILIZADO ESTE PAÍS. Como se justifica que, depois de Portugal ter recebido 156 (cento e cinquenta e seis) BILIÕES DE EUROS - o País esteja... arruinado, falido, num charco de trampa?

Voltando ao início - neste momento os Professores Portugueses foram colocados numa situação laboral tão dura, tão imprópria para a concentração mental indispensável para bem ensinar; são tão desprezados, são ofendidos no seu amor próprio pelo Ministério e- estão tão desprotegidos perante
uma sociedade onde começa a imperar de forma impune a violência física - que é quase semanal agressões a Professores dentro das prórprias salas de aula. Os Sindicatos ainda não se lembraram de
ORGANIZAR UMA GREVE NACIONAL E UMA MANIFESTAÇÃO EM TODO O PAÍS CONTRA OS ACTOS DE SELVAJARIA CONTRA OS PROFESSORES. Como dentro das cómodas salas dos Sindicatos os sindicalistas, QUE NÃO DÃO AULAS, ALGUNS, HÁ DÉCADAS, ESTÃO A SALVO DESTE CAOS, estão-se nas tintas para os murros e pontapés que os seus Colegas (associados alguns, provavelmente) apanham no exercício do seu ensino.

Por outro lado,1) a concentração em quantidades irracionais de alunos, de anos diferentes e idades que podem ir dos 11 aos 18 anos, nos tais Agrupamentos Escolares, uma espécie de ghetto de Varsóvia onde vegetavam 300.000 desgraçados acumulados ao monte, 2) o aumento de horas de trabalho a que se acrescentam as dezenas de horas a preparar aulas, a planear estratégias de ensino, a corrigir centenas de exercícios mensais e de fichas de trabalho semanais, as dezenas de horas de reuniões, as dezenas de horas a preparar visitas de estudo, a concentração mental  que é necessário ter para se leccionarem aulas de qualidade; 3)  este Ministério, com este Ministro "herdeiro" de Maria de Lurdes Rodrigues que dá sinais de ir transformar o Ensino Oficial em Portugal num verdadeiro INFERNO; 4) a incerteza  ano após ano de estabilidade nos seus empregos;  5) a incerteza da localização geográfica da escola onde serão colocados em cada novo ano lectivo; 6) as despesas que têm de suportar se ficam colocados muito longe de sua casa e serem obrigados a pagar alojamento e despesas de transporte quase incomportáveis; 7) o risco constante de serem agredidos fisicamente; 8) a incapacidade das Direcções das Escolas, das Direcções Regionais de Ensino, dos Serviços de Inspecção e o desinteresse efectivo do Ministério em criar uma DISCIPLINA ESCOLAR A SÉRIO, todos estes factores de desgaste diário - QUE NUNCA DEVIAM EXISTIR são motivos mais que fundamentados, no âmbito da MORAL, DOS DIREITOS HUMANOS QUE IMPLICAM RESPEITO PELA PESSOA, RESPEITO PELO SEU DIREITO AO TRABALHO EM CONDIÇÕES DIGNAS, DIREITO A SEREM CIDADÃOS COM ELEVADA ESTIMA PELA SOCIEDADE E PELO GOVERNO QUE TUTELA A CLASSE DOS PROFESSORES PORTUGUESES.

Como os Sindicatos sabem que a) - deixarão de ser necessários, deixarão de existir se houver "paz no Ensino"; b) - como o Ministério tem um Ministro que leva uma vida pessoal "topo de gama", de excelência e quer seguir fielmente as pisadas de um Primeiro Ministro que -  ainda "há meia dúzia de anos" servia bicas e galões no bar da sede do PSD, o que até o dignifica mas lhe devia ter ensinado a importância enorme do valor das relações humanas afectivas e cordiais - c) - como a Assembleia da República é incapaz (ou não quer de todo) de legislar medidas eficazes para repor a normalidade e a legalidade na Função de Ensinar, por todas estas infelizes razões e motivos, DEVERIA NASCER UM EMBRIÃO DE PROFESSORES INDEPENDENTES DE SINDICATOS E ALHEIOS A SIMPATIAS PARTIDÁRIAS QUE CRESCESSE E CRIASSE A SEGUIR UM GRUPO DE TRABALHO QUE FOSSE PESSOALMENTE AO TRIBUNAL INTERNACIONAL DOS DIREITOS DO HOMEM ENTREGAR, EM MÃO, UMA QUEIXA FORMAL CONTRA O MINISTRO/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CONTRA ESTE PRIMEIRO MINISTRO, (Aliás, já no consulado de Maria de Lurdes Rodrigues se deveria ter recorrido para Instâncias Internacionais e para a Imprensa Internacional denunciando o "abandalhamento e o desrespeito" quer pelas condições de trabalho dos Professores, quer pela sua Pessoa e pela sua Profissão).

ESTE NÚCLEO, ESTE EMBRIÃO DO RENASCIMENTO DA DIGNIDADE DOS PROFESSORES PODIA NASCER NA ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA D. MARIA EM HOMENAGEM A TANTAS REITORAS E DIRECTORAS DE TÃO GRANDE VALOR.

(Professor aposentado: José António Quinto Barcelos, licenciado pela F.L.U.C. e Mestre pela F.L.U.P.)

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