sábado, 11 de maio de 2013

"HÁ COISAS DO ARCO DA VELHA"

Num dos anos em que exercíamos a profissão de Orientador Pedagógico ou, como também se dizia, Orientador de Estágio um dos Orientadores da Zona Pedagógica  do Centro do país era o Pai do falecido e tão estimado Doutor Francisco Lucas Pires, também ele Francisco como o nosso antigo condiscípulo Francisco Sá Carneiro e como ele culto, íntegro e patriota.

Por algumas vezes o pai de Lucas Pires (cujo filho fora antigo aluno de Latim e Grego da minha esposa Ema de Jesus Rodrigues, no antigo Liceu D. João II)  e eu nos reuníamos em sessões de preparação dos trabalhos a realizar nas semanas seguintes.

Numa tarde, em casa desse estimado Colega (que vivia numa casa simples creio que era num dos bairros sociais mandados construir no tempo do Estado Novo - quando havia sossego nas ruas e honestidade nas Contas Públicas) falou-se da morte de Sá Carneiro e de Snu Abecassis e na relutância que a Direcção Distrital do PPD tivera para que se realizasse na Sé Nova de Coimbra uma cerimónia religiosa de sufrágio com a dignidade e a ternura que esse acontecimento terrível merecia.

Os dirigentes do PPD diziam que "eles nem eram casados"  e que o Partido não era para essas coiss de igreja. Finalmente, nós com mais uma meia dúzia de amigos comuns conseguimos que o Bispo-Conde de Coimbra decidisse que haveria uma Missa Solene na Sé Nova, oficiada por vários Clérigos do Cabido. Foi uma cerimónia muito emotiva, que nos fez chorar como se voltássemos a ser um adolescente. Muitras pessoas sentiram a mesma comoção naquele vasto Templo cheio até à porta.

Relembrávamos os dois esta cerimónia e a falta que Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa fazia à Nação quando eu comentei a estranheza do comportamento do PPD de Coimbra face à memória do seu ex-líder falecido tão precoce e dramaticamente. Então o Pai de Lucas Pires olhando para mim com um sorriso que era o de uma pessoa muito bem formada respondeu-me:


           - "Ó Barcelos, ainda não reparou que o PPD é como  uma salada de frutas estragadas"?

 Isto passou-se em meados dos anos 80. Agora que estamos em 2013 e vemos este PSD/PPD a
"comer ainda vivos" os Reformados e os Aposentados deixando à solta e por pagar os impostos que deviam pagar, - as PPP, as grandes companhias energéticas, as petrolíferas, que  permite que os bancos não paguem IMI -  agora que este PPD/PSD (porque não ser assim?) anda à solta sem saber governar dando "tachos" a rapaziada imberbe na política, continuando a sustentar as Fundações que são num sorvedouro de dinheiro sem qualquer utilidade a maioria delas ("fonte de enriquecimento" para muitos amigos da Classe Política), que "faz mas não faz" a diminuição drástica de Concelhos e respetivas Câmaras, que não consegue estimular a agricultura, as pescas, as médias empresas, esta PPD/PSD tomado de assalto pela Juventude Social Democrata - que não sabe ir à praça comprar uma dúzia de ovos - agora que a Nação "bateu finalmente no charco" como eu vaticinei tantas vezes aos meus alunos - agora este PPD/PSD fez-me recuar aos anos 80 e relembrar a frase sábia do Pai do táo
querido Lucas Pires, "O Chico Poeta" como carinhosamente era conhecido pelos seus amigos:


        "O PPD É UMA SALADA DE FRUTAS ESTRAGADAS".



                                ("Ele há coisas do arco da velha"!!!)


                            Porto, sábado, 11 de Maio de 2013 - 11:09

Sem comentários:

Enviar um comentário