segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

DIAMANTES DA LUNDA

PARA TI SANJINJE, QUERIDO AMIGO E SOBA QUIÔCO, ONDE QUER QUE ESTEJAS.

Segunda feira, um novo dia "igual" aos antecedentes e aos que virão - enquanto o corpo e o espírito fluirem normalmente neste espaço onde todos convivemos. Lá dentro, na "Toca" a D. Florinda limpa esta hipótese de casa. É um T2 muito moderno, com 3 frentes (a 3ª frente è a porta da rua que dá para o hall do andar...Tem garagem individual e vê-se bastante bem o mar pois é um 6º andar virado a poente.

               Mas, o que é uma CASA?

Deve ser "antiga", ter história, ser Casa de Avós. Deve ter tectos altos, janelas de madeira, uma grande cozinha e bancas em sólida pedra. Pomos as mãos nas suas paredes-pele e elas contam-nos estórias de família, festas antigas, Natais feitos de luzes, de risos e de mesas fartas. Deve ter um amplo terreno circundante e, uns 3 cães corpulentos, leais, generosos. E a Família será decente, como os cães. Unida, forte, cvom a alegria estampada na alma sempre que há reencontros.

- "Meus filhos, (dizia eu quando dava aulas), a época da Vida Humana mais perfeita e com mais sã espiritualidade, foi o Neolítico.O Homem já possuía rebanhos, já cultivava o trigo, a cevada, já comia fruta e pouco tempo depois até já fabricava a cerveja. Tinha casas de adobe que o protegiam do calor e do frio, do vento e da chuva, criava os filhos junto de si e estes multiplicavam-se em novas casas junto da Casa Paterna. E os Velhos eram amados, ouvidos, respeitados. Os mais velhos, os Anciãos, eram os Conselheiros das comunidades, os Professores das crianças e adolescentes. Não havia governos, nem religiões nerm sacerdotes para enganar e explorar os mais puros e os mais débeis. Não havia nações nem exércitos. O HOMEM ERA LIVRE E PURO."

Era assim que eu falava aos meus Amigos Alunos,. E todos sonhávamos com uma Terra plena de espaços,m com planuras imensas onde pastavam manadas a perder de vista, sem caçadores furtivos nem excursões de ANORMAIS CHAMADOS "TURISTAS".
Afinal o Homem é ele também um animal. Mas também uma máquina destrutiva, uma "maldição", uma "praga" um "filho" do Mal,m solto por todos os recantos da Terra-mãe. Esta peçonha-pensante contamina o Amazonas, enche o fundo dos oceanos de plástico, contamina as águas dos rios, destrói a atmosfera, esventra a Terra em busca de minérios, minerais, gás e crude, chacina as florestas e destrói a Vida Natural.
Sem o Homem a Terra. o nosso Planeta Querido seria, finalmente, o Éden de que falam osLivros Antigos e que o Homem apenas conheceu enquanto não foi HOMEM.

(Porto, Portugal, 07 de Fevereiro de 2011- José Quinto Barcelos, Licenciado pela U. Coimbra-918111995) 


1 comentário:

  1. Apenas seis anos se passaram e somente agora, li sua primeira publicação em seu blog. Gostei muito e sua descrição do que seja uma CASA, tomei a liberdade de compartilhar em meu perfil do facebook. Me identifiquei com tudo.

    ResponderEliminar