domingo, 28 de maio de 2017

O Segundo retorno à Vida

Domingo, 15:27 (28 de Maio de 2017)

Todos nós sabemos que a evolução da tecnologia, de ciência, da cosmologia, de todas as formas de viver que vão sendo modificadas é uma evidência e um fenómeno imparáveis. Curiosamente todo esta chamado "progresso", todo este "andar para a frente"  não é nem vai acabar dom as injustiças na distribuição de riquezas e bens nem vai colocar os pratos da Balança da Vida em simetria. O aumento da população humana que esgotará inevitavelmente as capacidades produtivas de alimento e água, o controle da vida humana por forças policiais cada vez mais aperfeiçoadas e dependentes de governos cada vez mais defensivos  e vigilantes e, a formação de grupos marginais utilizando as tecnologias e as assimetrias sociais para usurparem bens comuns da sociedade (as Máfias podem, acompanhando os avanços de todos os Saberes continuar a controlarem Poderes Políticos e Económicos) - em resumo: a inevitabilidade de o Cérebro Humano nunca mais deixar de evoluir para novas e mais poderosas soluções encontrando sempre novos problemas e novos desafios a ultrapassar vão transformar o planeta não num luxuriante jardim de bosques, quedas de água, lagos e rios completamente puros e relaxantes e populações hospedeiras e francas mas, ao invés a Terra será apenas uma enorme Oficina/Laboratório e uma enorme reserva de populações sob controle apáticas e animais biológicos simultaneamente obreiras e cobaias. E essa treta de uma Humanidade altamente civilizada, culta, feliz, vivendo em casas electrónicas com robots que desempenham todas as tarefas domésticas e transportes silenciosos e autónomos; essa treta de irmos colonizar planetas com a facilidade com que damos um passeio de Lisboa até Bragança ou do Rio até Ouro Preto não passa de
"paleio para boi dormir" (aportuguesando a engraçada verdade popular brasileira). Aos 9 biliões a capacidade produtiva do planeta e a sua capacidade de reciclar o esterco humano vai romper-se. E mesmo que se inventem e criem alimentos em pastas dos dentes a inevitabilidade de UMA SOLUÇÃO IMPREVISTA CRIADA PELO PRÓPRIO PLANETA - uma mega pandemia, por exemplo - talvez seja o que está para vir. Mas ainda há a hipótese duma solução com base numa "loucura humana" - e a hipótese da Coreia do Norte vir a perder o Norte pode ser uma solução viável para o reequilíbrio demográfico do planeta- Até lá bebamos um bom Cedro do Noval - Reserva de 2011, tinto, da quinto do Noval - região demarcada do Douro acompanhando um arroz de pato às moda antiga com rodelas de paio alouradas no forno de lenha. Com a minha idade, já septuagenário mesmo a contragosto é-nos difícil actos micro-heróicos em prol da Humanidade. Basta-nos continuarmos a ser sérios, não invejar ninguém com real valor íntimo e ter ainda a saúde possível para saborear um bonito passeio e comer uma refeição gostosa conversando com dois ou três (ou mais, se possível) amigos com cultura e hombridade. (mas tenho tanta inveja dos Deputados jovens, sem nenhuma experiência da Vida, sentados em boas poltronas, guiando bons carros, bebendo whisky velho no bar do Parlamento e saboreando presunto Pata Negra ou um lombo de veado assado, no restaurante do Parlamento e cujo "trabalho" é imaginarem leis que enriqueçam mais os ricos e favoreçam os interesses pessoais dos mais poderosos- Como invejo essa rapaziada que já tem emprego garantido ainda andam de calções e recebem reforma com 12 anos de...paleio democrático).
Quando o tecido político das nações vai apodrecendo em cadeia e o consumismo e a globalização destróiem as raízes que ligam cada Povo aos seus Ancestrais então, a Terra não mais será o Paraíso Bíblico mas sim um pântano infecto como já foi há 3 biliões de anos. Lama quente e...seres unicelulares. Será o segundo retorno à Vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário