sexta-feira, 12 de maio de 2017

CARTA FAMILIAR

No meu quarto - Viseu, 21:28; 12 de Junho de 1980

Ema esposa e Ema filha - minhas meninas tão queridas, é noite. Jantei e vim para o quarto preparar trabalho para as aulas de amanhã. Tenho muitas saudades vossas - TANTAS !
Almocei hoje com o Cónego Celso, Secretário da Universidade Católica no restaurante onde almoço e janto, o restaurante Royal do casal meu amigo.  Conversámos sobre pintura antiga. Visitámos ambos  depois do almoço  o  Museu Grão Vasco visto só ter tido aulas de manhã e de tarde não haver seminário. Escrevi ao Dr. Adriano Vasco Rodrigues o teu amigo já antigo e que é uma excelente pessoa além de grande especialista em História do Judaísmo em Portugal. Mais tarde voltei ao Liceu para uma reunião Geral de Professores e ao final da tarde houve uma reunião  uma reunião de notas do 7º E. Teria sido legal a Direcção de Turma ter rasurado "cuidadosamente" a pauta? Enfim...
Agora ouço o noticiário. É sempre a mesma porcaria da Política... E Vós as duas como passaram o vosso dia? Tu comeste bem, Ema-mãe? Vê se te alimentas porque tem uma grande sobrecarga de trabalho além de estares a criar este ano a filha praticamente sózinha. E tu, Ema-filha correu tudo bem nas tuas aulas? És a filha mais amorosa do mundo! Amo-te tanto que tu não podes imaginar! Às vezes sou aborrecido contigo, exigente mas saber, meu amorzinho, é para teu bem. Eu queria que tu fosses sempre uma aluna competente, estudiosa e que todos te admirassem. Que fosses uma rapariga bonita, saudável, arrumada, estudiosa, alegre e divertida ao máximo.  Mas como és uma rapariga inteligente sei que vais ser tudo isso e muito mais. E a Ema-mãe já viu os testes de todos os alunos?
As noites sózinhas são tão amargas. Há a falta de diálogo, do calor humano. Já rezei um pouco à Rainha Santa que morreu na primeira semana de Julho de 1336. Era já Verão e devia estar um dia lindo! Depois de comungar expirou docemente a rezar o Credo e o Pai Nosso rezam as crónicas.
Tenho duas reuniões no dia 17: um seminário às 15 horas e outra às 18 horas. Propedêutico no dia 18, votação no dia 19 e outr5o seminário a 23- Uma série de trabalho.  Veremos como corre tudo.  Bem, vou dormir. Um grande beijo para ambas do vosso SEGUNDO CORAÇÃO. Um beijo IMENSO!!!
Que Deus nos envolva aos três no seu Infinito Amor de Pai, José António Barcelos.

NOTA, em 12 de MAIO DE 2017: "mal sabia eu que com o falecimento da Ema tratada "abaixo de cão" na cardiologia do Hospital de Santo António (morreu na cama 6) e com a Cuca a viver na sua casa que as "minhas noites voltariam à estaca zero: "sem diálogo, sem o calor humano, de novo sózinho". A Vida e o Amor de Deus são dois fenómenos caprichosos e bizarros.

Sem comentários:

Enviar um comentário